centro
cultural
fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

SP466

No mês do aniversário da maior cidade do país, a Galeria de Arte Digital exibe duas obras de seu acervo criadas para investigar os símbolos e signos dessa metrópole

Galeria de Arte Digital

Fachada do edifício-sede FIESP/SESI-SP



São Paulo Granulado [L]

Fernando Falci

 

De 07 a 19 de janeiro

Todos os dias, das 20h às 6h



São Paulo Granulado é uma obra audiovisual construída a partir de micropartículas de som e imagem, coletadas pela cidade de São Paulo. A obra coloca em foco o paulistano e sua relação com moradia, trabalho, lazer e transporte. Desta informação, fragmentam-se grãos que são então reorganizados em vivas texturas abstratas das quais aleatoriamente surgem figuras concretas. O autor trabalha com sua técnica específica, denominada Música Visual Granular, resultado de sua pesquisa e da união de duas estéticas: a Síntese Granular, um método de síntese de som no qual a música é organizada a partir de grãos de som de curtíssima duração, e a Música Visual, uma área particular das artes audiovisuais que investiga relações intrínsecas entre o som e a luz.

 

Imagem: Divulgação

 

O Artista:

Fernando Falci de Souza trabalha com o ensino, a criação e a performance de arte em suas múltiplas modalidades de expressão, incluindo música, dança, artes cênicas, artes visuais e audiovisuais – desde suas formas tradicionais até as mais atuais que fazem uso criativo da tecnologia disponível nos dias de hoje. Possui formação em duas áreas: Música Popular (2007), pela Faculdade Santa Marcelina, e Ciências da Computação (2001), pela Universidade de São Paulo. É Mestre (2010) e Doutor (2016) em Música pela Universidade Estadual de Campinas na área de Interfaces Tecnológicas para Processos Musicais, tendo realizado parte de sua pesquisa na Bath Spa University (Reino Unido) e McGill University (Canadá). Fruto desta pesquisa, fundamenta-se sua obra na qual procura a fusão da música com as artes visuais por meio de partículas de som e luz, denominada Música Visual Granular.

 

Calçada-SP [L]

Ivan Souto

 

De 20 de janeiro a 02 de fevereiro

Todos os dias, das 20h às 6h

 

Calçada-SP é um sistema computacional que gera mutações na configuração de padrões geométricos, como os ladrilhos da tradicional calçada paulistana desenhada por Mirthes Bernardes. Em uma simulação da montagem do piso, processada em tempo real, existe a cada ação uma probabilidade de variação do código original, com desvios nos parâmetros referentes a tonalidade, forma e posição dos elementos. 

Gerando composições únicas a cada execução do programa, Calçada-SP aproxima os padrões gráficos originais - marcados pela simplicidade e rigidez - das irregularidades, rupturas e distorções características do ambiente físico onde são introduzidos. A obra explora, dessa forma, o erro e a deterioração como elementos estéticos, e procura possibilidades de criação a partir da reprogramação de regras conhecidas. 

O Artista:

Ivan Souto é arquiteto e pesquisador. Atualmente atua com desenvolvimento de produtos digitais e cursa matemática aplicada, explorando ferramentas computacionais de geração da forma e programação criativa.

Imagem: Karina Khan/Fiesp

SP466

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô