centro
cultural fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

Ocupação Artística: Estes e Outros

Mural relembra as tradicionais fotopinturas, valorizando a cultura popular brasileira

A pintura faz alusão e homenageia o livro "Estes Outros", de Eder Chiodetto, que resgata a fotopintura, uma tradição popular que ficou para trás, esquecida com o tempo. A arte de pintar sobre retratos melhorando a aparência das pessoas percorreu o interior dos estados brasileiros, principalmente na região Nordeste, decorando as paredes internas das casas, se tornando a estética mais comum das moradias populares pelo Brasil.

Assim, o mural é “um mergulho poético nesse universo pictórico tão brasileiro, tão próximo e hoje cada vez mais distante”, valorizando as tradições populares que Derlon tanto pesquisa.

O Artista

Derlon (1985) é pernambucano, natural de Recife, e atualmente reside e trabalha em São Paulo. Suas obras têm forte influência do grafite, do muralismo e da Arte Popular Brasileira, em especial da estética da xilogravura local. Trabalhou com o grande gravurista Gilvan Samico no Museu do Estado, Recife, 2008. Participou de exposições no Brasil e no exterior, foi premiado e convidado para pintar painéis e murais em fachadas, para o acervo de diversas coleções públicas e privadas. Destacam-se os realizados nas cidades de Amsterdam e Lisboa, 2012, Newcastle, 2013 e o mural dentro da Embaixada do Brasil em Londres, 2016.



De 13 de junho a 30 de setembro
De terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

Classificação indicativa: Livre

CENTRO CULTURAL FIESP
Parede da Esplanada
Avenida Paulista, 1313

Ocupação Artística: Estes e Outros

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô