novo centro
cultural fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

Noite dos Reis

Noite de Reis, peça estrelada pelo grupo de teatro da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down, Adid

O Teatro do Sesi, no Centro Cultural Fiesp, recebeu no dia 22 de agosto o grupo de teatro da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down, Adid. Eles encenaram a peça Noite de Reis, adaptação da obra de William Shakespeare que conta a desventuras de um casal de gêmeos depois de separados em um naufrágio. A trilha sonora é composta por músicas de Roberto Carlos e Erasmos Carlos, executadas ao vivo pelo próprio elenco.

Após o espetáculo, houve bate-papo com alunos e profissionais da Adid e o púbico sobre o trabalho realizado na Adid, além de debaterem a importância e a influência das atividades artísticas e culturais no desenvolvimento e inclusão social das pessoas com síndrome de down.

 

Ficha Técnica

Direção, adaptação do texto e luz: Leonardo Cortez | Assistente de direção: Glaucia Libertini | Elenco: Ana Paula Dias, Antônio Aranha, Carolina Dias, Daniel Gejer, Diogo Junqueira, Felipe Assunção, Felipe Linden, Giovanna Marteleto, Guilherme Alonso, Ian Pereira, Jéssica Pereira, João Simões, Kátia Maçães, Luciana Sergi, Luís Octávio Almeida, Marcos Minoru Onita, Maria José Rodrigues, Paola Miranda, Renan Sant’ana e Rodrigo Botoni | Cenário: Rosane Chiarantano | Figurinos: Glaucia Libertini e Célia Rosali | Acabamento em crochê: Maria José Rodrigues e Cecília Dias | Direção musical: Higor Cataneo.

 

Classificação indicativa: Livre
Tema: desencontros amorosos | Conteúdo: espetáculo musicado

 

O diretor: Ator, dramaturgo e professor de teatro formado em artes cênicas pela ECA/USP, Leonardo Cortez trabalha com pessoas com deficiência intelectual desde 1995, participa e ministra palestras em Congressos Nacionais sobre síndrome de down. Fundou o Grupo Adid de Teatro em 1998, montando espetáculos que auxilia os alunos no desenvolvimento da expressividade e da criatividade, ampliando o seu universo cultural.

 

A Associação para o Desenvolvimento Integral do Down e o Grupo Adid de Teatro: A Adid (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), fundada em 1989, é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve projetos que promovem o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, particularmente a síndrome de down, por meio de educação, integração, socialização e profissionalização. A associação visa a pesquisa científica, a aplicação e a divulgação de metodologias educacionais que possam contribuir com a qualidade da aprendizagem, com foco em ações socioculturais.

Com quase duas décadas, o Grupo ADID de Teatro, vem em encontro à necessidade de aprofundamento e a acentuada identificação dos alunos com Síndrome de Down com a linguagem teatral. Como experiência pedagógica, os alunos têm contato com histórias envolventes, grandes autores, dramas e dilemas do ser humano, que somado à paixão dedicada na encenação, resulta em um teatro muito vivo e espontâneo. Ao longo de sua história, o grupo já encenou importantes obras: Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em 1998; Cinco Pequenas Histórias em Família, de Luis Fernando Veríssimo, em 1999; O jornal falado, autoria coletiva, em 2000; Muito barulho por nada, de William Shakespeare, em 2002; O mambembe, de Artur de Azevedo, em 2004; Um violinista no telhado, de Joseph Stein, Sheldon Harnick e Jerry Bock, em 2006; A vida é sonho, de Pedro Calderón, em 2008; Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, em 2010; A viagem do capitão Tornado, de Théophile Gautier, em 2012 e 2013; e Os miseráveis, de Victor Hugo, em 2015 e 2016.

 

Dia 22 de agosto
Terça-feira, 20h

 

CENTRO CULTURAL FIESP
Teatro do Sesi
Avenida Paulista, 1313

 

GRATUITO 

Noite dos Reis - Grupo Adid de Teatro

CONTEÚDO RELACIONADO

Livramento Conta: Contos de Câmara Cascudo

Saiba mais

Cia Truks – Sonhatório

Saiba mais

TRÓILO E CRÉSSIDA

Saiba mais

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô