centro
cultural fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

Mens Rea: a cartografia do mistério

Mostra com fotografias e instalação do artista americano Mac Adams permite ao espectador criar narrativas e interrogar a veracidade dos elementos, que transitam entre a realidade e a ficção

Exposição apresenta pela primeira vez no Brasil a obra do artista americano Mac Adams, um dos fundadores da Arte Narrativa (Narrative Art), movimento artístico criado por um grupo de artistas em Nova York nos anos 1970.

A mostra apresenta 17 dípticos da série fotográfica Mistérios, além de uma instalação inédita, criada a partir de imagens do artista e do arquivo de fotografia do Museu Nicéphore Niépce (Chalon sur Saône), um dos museus mais importantes de fotografia na Europa.

Com uma obra que encontra as suas raízes na rica tradição oral e escrita dos contos do País de Gales, nos romances de Arthur Conan Doyle, no cinema de Alfred Hitchcock, assim como no cinema noir, Mac Adams explora o potencial narrativo da fotografia e da instalação na composição e construção de cenas misteriosas que nos levam à fronteira das normas sociais. O artista gera um “vazio narrativo”, no qual se encontram possibilidades múltiplas de narrativas, falando-nos a partir de um espaço indefinido entre o que vemos e o que sabemos existir.

Ao longo da exposição, o espectador é constantemente confrontado com dois instintos fascinantes: o desejo de ver e as inquietações por ter visto. Aí reside a grandeza singular do universo artístico de Mac Adams.




Curadoria: Luiz Gustavo Carvalho e Anne-Céline Borey

De 18 de abril a 8 de julho
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

Classificação indicativa: 12 anos.

CENTRO CULTURAL FIESP
Galeria de Fotos
Avenida Paulista, 1313

Agendamento de grupos escolares e sociais podem ser realizados de segunda a sexta, das 10h às 18h30, pelo telefone (11) 3146 7439 ou pelo site Meu Sesi.

ENTRADA GRATUITA

Crédito da foto: Autoridade Portuária, 1975

Mens Rea: a cartografia do mistério

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô