novo centro
cultural fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

A Transformação pela Música

Vivências do Rap e da Música Erudita

 

A linguagem musical é universal. A concepção de que a música pode mudar vidas ainda não é um senso comum, mas está sendo consolidada. Contribui para essa consolidação as ações transformadoras realizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nesses espaços, o ensino e a vivência em música são aplicados como forma de desenvolvimento pessoal, incrementando o espírito crítico, a sociabilidade e a cidadania. No bate-papo informal, sob a mediação de Ricardo Teperman, o rapper Thaíde e o maestro Edilson Ventureli dialogam sobre como culturas e universos musicais tão distintos, como é o caso do hip-hop e da música erudita, podem ser aplicados para um mesmo fim: a transformação social.

 

 

 

Thaíde                                             Edilson Ventureli                       Ricardo Teperman

 

 

Thaíde

Um dos principais nomes do hip-hop nacional, Thaíde é rapper, compositor, produtor, ator e apresentador. Teve um importante papel na disseminação do rap para a rádio e televisão, promovendo a cultura hip-hop para fora do eixo paulistano e das comunidades. Sua história de sucesso virou livro. Na obra, o autor Gilberto Yoshinaga traça um paralelo entre a vida do rapper, o cotidiano nas comunidades, as injustiças sociais e a exaltação da cultura afro-brasileira.

 

Edilson Ventureli

Pianista de formação e maestro da Orquestra Juvenil Heliópolis, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo pelo seu carinho e dedicação à música e à comunidade. À frente da jovem orquestra se apresentou em importantes espaços da cidade de São Paulo, destaque para a Sala São Paulo, Teatro Alfa, Masp, Parque da Luz e no estádio do Morumbi, na partida de futebol entre o Brasil e Bolívia, durante as eliminatórias da Copa do Mundo.

 

Ricardo Teperman

Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese Concerto e Desconcerto: a Osesp na Inauguração da Sala São Paulo. É autor do livro Se Liga no Som – As Transformações do Rap no Brasil e lançou os CDs A Torcida Grita (2007) e Geringonça (2009). Atualmente é editor da Companhia das Letras.

 

Dia 18 de outubro de 2017
Quarta-feira, às 20h

 

CENTRO CULTURAL FIESP
Teatro do Sesi-SP | 456 lugares
Avenida Paulista, 1313

 

 

As reservas antecipadas online deverão ser feitas pelo site Meu Sesi, a partir do dia 10 de agosto, 8 horas. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13 horas.

 

 

A Transformação pela Música

CONTEÚDO RELACIONADO

Livramento Conta: Contos de Câmara Cascudo

Saiba mais

Cia Truks – Sonhatório

Saiba mais

TRÓILO E CRÉSSIDA

Saiba mais

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô