novo centro
cultural fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

InteligênciaPontoCom

Com Luiz Villaça e Zé Henrique de Paula. Mediação de Leonardo Sakamoto

 

 

 

Indiferente, perplexa ou angustiada? Qual é a reação da sociedade ao ver suas mazelas retratadas pela arte?

 

“O homem é o lobo do homem” (Thomas Hobbes). Pano de fundo dos enredos dos espetáculos em cartaz atualmente no Teatro do SESI-SP, a moral, ao lado da justiça, acompanham o desenvolvimento da sociedade e estão na pauta das conversas dos brasileiros. Mas até que ponto passamos por cima desses valores e impomos o nosso próprio senso de justiça apenas para priorizarmos interesses pessoais? O que julgamos ser civilidade é, na verdade, instinto? Para falar sobre essas falhas morais retratadas nas produções artísticas, o SESI-SP convida Luiz Villaça e Zé Henrique de Paula, responsáveis pelas direções de A Visita da Velha Senhora e Senhor das Moscas, para um bate-papo mediado pelo jornalista Leonardo Sakamoto. Afinal, a arte tem mesmo o papel de refletir o contexto social?

O InteligênciaPontoCom procura aproximar o público dos principais criadores e pensadores das artes e da cultura no cenário nacional. Seus convidados são nomes expressivos da literatura, das artes visuais, da música, das artes cênicas e da comunicação que falam sobre os seus trabalhos e suas descobertas em um bate-papo descontraído.

 

 

 

 

 

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e blogueiro do portal UOL, no qual escreve diariamente sobre política e direitos humanos. É autor, entre outros livros, de O Que Aprendi Sendo Xingado na Internet, Editora Leya (2016).

 

Luiz Villaça é diretor, produtor e roteirista reconhecido pela versatilidade de seu trabalho no teatro, cinema e TV. Para os palcos, é responsável pela direção de A Visita da Velha Senhora, Sem Pensar, A Descida do Monte Morgan e pela produção de A Alma Boa de Setsuan e Galileu Galilei. Na TV, destaque para as criações dos programas Retrato Falado, Copas de Mel, Dias de Glória, Te Quiero America, Norma e A Mulher do Prefeito, série indicada ao Emmy Internacional em 2014. No cinema, dirigiu e roteirizou os longas Por trás do Pano, Cristina Quer Casar e O Contador de Histórias, vencedores de inúmeros prêmios nacionais e internacionais como o de melhor filme pelo júri popular do Festival de Gramado.

 

Zé Henrique de Paula é diretor teatral, ator, cenógrafo e figurinista. Mestre em Direção Teatral pela Universidade de Essex (Reino Unido), bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes ECA/USP. Premiado e indicado aos grandes prêmios do teatro nacional, desde 2005 está à frente do Núcleo Experimental. Responsável pela direção de sucessos da crítica como Senhor das Moscas e Urinal, o Musical.

 

Dia 22 de novembro de 2017
Quarta-feira, às 20h

 

CENTRO CULTURAL FIESP
Teatro do Sesi-SP | 456 lugares
Avenida Paulista, 1313

 

 

As reservas antecipadas online deverão ser feitas pelo site Meu Sesi, a partir do dia 10 de agosto, 8 horas. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13 horas.

 

Moral e Justiça: A Realidade Social na Pauta das Produções Teatrais

CONTEÚDO RELACIONADO

Livramento Conta: Contos de Câmara Cascudo

Saiba mais

Cia Truks – Sonhatório

Saiba mais

TRÓILO E CRÉSSIDA

Saiba mais

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô