centro
cultural
fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

Fememória – As Minas que Fizeram História

A memória de mulheres brasileiras que fizeram história é homenageada na Galeria de Arte Digital

Silêncios e ausências ainda se repetem. Poucas pessoas têm acesso ao conhecimento sobre a participação e o protagonismo feminino na construção da história. Apesar de terem integrado momentos importantes da história e terem um papel crucial nos processos de transformação do país e do mundo, as mulheres muitas vezes ainda ficam escondidas nas notas de rodapé dos livros, como personagens secundárias. Para se ter uma ideia, quase 92% dos personagens da coleção de história dos livros do Ensino Médio mais distribuída nas escolas públicas brasileiras, em 2015, eram homens e 82%, brancos.

A obra Fememória - As Minas que Fizeram História pretende resgatar a memória de mulheres de épocas e áreas de atuação diversas que foram diminuídas ou tornadas invisíveis no registro da história, colocando-as no eixo central da narrativa visual, colaborando para a formação de uma nova memória coletiva.

Sobre Leticia RMS:

Artista visual, ilustradora e designer, Leticia Ramos trabalhou como designer de acessórios no mercado de moda e hoje, em suas palavras, atua como designer de whatever, assinando seus trabalhos como Visual Shits. Em seus trabalhos artísticos, trabalha com a experimentação de técnicas manuais de ilustração, letterings e colagens mescladas com técnicas de manipulação e animação digital.

De 8 a 31 de março, todos os dias, das 20h às 6h

Classificação indicativa: Livre

CENTRO CULTURAL FIESP
Galeria de Arte Digital
Avenida Paulista, 1313

Fememória – As Minas que Fizeram História

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô