centro
cultural
fiesp

Um presente da indústria
para quem ama cultura

AS ATIVIDADES DO CENTRO CULTURAL FIESP SÃO UMA REALIZAÇÃO DO SESI-SP

Caleidoscópio Pré-Colombiano

Um dos brinquedos óticos mais populares, o caleidoscópio, é reinventado como obra interativa na Galeria de Arte Digital

Caleidoscópio Pré-Colombiano

Caleidoscópio Pré-Colombiano é uma obra interativa criada com elementos gráficos extraídos de padrões encontrados em tecidos e peças de cerâmica da América Latina Pré-Colombiana. O público poderá interagir com as imagens utilizando um tablet, alterando suas cores, velocidade de movimento e trocando os elementos gráficos utilizados.

Este projeto faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo artista nos últimos anos, que tem como objetivo explorar e atualizar os padrões desenvolvidos pelos povos pré-colombianos, conscientizando o público da sua riqueza e da possibilidade deles ainda darem origem a trabalhos novos e atuais. Suas características visuais são próximas de muitas das imagens digitais geradas no século XX, principalmente dos gráficos dos primeiros videogames. É possível encontrar personagens e tabuleiros de jogos perfeitos em meio aos tecidos pré-colombianos, por exemplo.

 

Galeria de Arte Digital - Fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP       

Dia: de 15 de agosto a 1º de setembro

Interação disponível de quinta a domingo, das 19h às 21h30 

Exibição de vídeo todos os dias, das 19h às 6h

O Artista:

Andrei Thomaz é artista visual e programador. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais se encontram performances sonoras e instalações interativas. Entre os prêmios e editais pelos quais foi contemplado, estão a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014; #1 C.LAB – Blau Projects, com curadoria de Douglas Negrisoli, 2014; Edital de Estímulo à Produção Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG 2012; Prêmio de Ocupação dos Espaços da Funarte 2010, junto com Daniel Escobar e Marina Camargo; Edital do Centro Cultural Banco do Norteste 2010; 63 Salão Paranaense, 2009; Prêmio Atos Visuais, 2007; Prêmio FIAT Mostra Brasil, 2006. Participou de festivais como Videobrasil (2011), FILE (diversas edições) e outros. Como sócio da produtora Mandelbrot, atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos. Vive e trabalha em São Paulo, SP.

 

Caleidoscópio Pré-Colombiano

Galeria

Onde é que fica?

Av. Paulista, 1.313 - Prédio da Fiesp

Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô